O Outono-Inverno 2016 trouxe uma surpresa radiante: o dourado. Em contraste com os tons escuros, que refletem o clima da estação, esse efeito traz luminosidade para o cotidiano, não só nas passarelas, mas em todo tipo de ambiente.
Na semana de moda nova-iorquina, o dourado esteve presente nos desfiles dos conceituados Oscar de La Renta, Donna Karan, Tory Burch e Michael Kors. Vários aspectos desse tom metalizado foram explorados: textura, transparências, pureza e aplicação em diferentes tecidos, sejam em detalhes ou na peça inteira.
O brilho metalizado já foi moda durante os anos 60, em tons variantes entre prata, bronze e dourado, estando principalmente presente em peças destinadas a uso noturno. Para o revival de 2015-2016, o dourado ganha presença maior (quase exclusiva) em relação aos outros tons, e passa a ser explorado não somente em looks noturnos, mas em roupas para todo tipo de ocasião.
Entre as dicas, podemos sugerir o uso do dourado em acessórios e detalhes: sapatos, bolsas, relógios, jóias, etc. A maquiagem iluminada pode combinar bem com looks mais escuros, se feita na proporção de contraste ideal. Para as ousadas, investir completamente na cor metalizada é válido.
E você, o que acha dessa tendência?